segunda-feira, 28 de abril de 2014

RODA DE CONVERSA















A prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Mas, não podemos afirmar que tenham  as mesmas finalidades e aprendizagens.
Cada uma carrega características e peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.

È muito comum reunir as crianças para informar sobre algo que está acontecendo na escola e que todos precisam saber principalmente em período de festa. A informação pode levar a pesquisa, a reflexão e ao conhecimento. Mas, pode ser meramente informação.

Em algumas situações se faz necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo de uma atividade (instruir). Este momento também é importante se queremos garantir o produto final. Um bom exemplo prático é quando realizamos atividades de culinária e mostramos as crianças o modo de fazer.
As crianças acompanham o professor executando e em outras vezes participa fazendo segundo a instrução recebida. O mesmo acontece quando reunimos a turma para demonstrar ou ensinar as regras de um jogo.
Observem que a participação das crianças nestes dois casos acima apresentados é muito mais como ouvinte e a fala apenas para esclarecimento de dúvidas. A fala do professor é uma característica bastante presente, pois, é ele quem disponibiliza as informações e instruções. As crianças têm um papel maior como ouvinte ou de realizador.

Já as conversas informais são comuns na rotina e contribuem para estabelecer afetividade no grupo, oferecendo importantes elementos e informações para que o professor possa conhecer melhor a sua turma e planejar novas situações a partir das necessidades e interesses das crianças. Permite a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. Neste momento a participação das crianças falando é maior e professor tem  importante papel de ouvinte atento e de mediador  para que todos possam falar. A conversa fica mais solta é muito comum as crianças falarem sobre assuntos diversos.

O momento da conversa que se destina a investigação, entendemos investigação como busca, pesquisa, indagação com a finalidade de saber algo ou de saber melhor algo, não é comum no cotidiano escolar.
Este momento contribui para que as crianças sejam capazes de construir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento. Estimular para que aprendam a observar, perguntar, levantar hipóteses, imaginar, pensar e buscar comprovação é possível na educação infantil.
O professor tem dificuldade em saber como mediar uma conversa investigativa para que a num esforço conjunto possam esclarecer, esmiuçar com maior profundidade ideias e conceitos sobre algo. 


para a conversa é menor, mas não impede que o professor ajude, provoque e estimule as crianças a pesarem além do que elas já sabem.
Mediar uma roda de conversa é uma habilidade importante e que precisa ser aprendida pelo professor. Quanto mais ele planejar, organizar e fizer de tal prática,  maior habilidade terá para ajudar as crianças no momento da conversa.


Bete Godoy 
*Pós Graduação em Fundamentos de uma Educação para o Pensar-PUC-SP 
Fonte : Blog :paraalemdocuidar- educaoinfantil.blogspot.com

O que o professor precisa saber: para oferecer situações que rendem boas conversas:

 1-O modo próprio como a criança pensa e conversa: • A criança ainda está em fase de construção dos conceitos e de abstração para isso faz uso da imaginação e emoção para expor seus sentidos e conhecimentos. A subjetividade para ligar uma ideia na outra é uma presença marcante. • Os diálogos são marcados por generalizações confusas, porém é possível afirmar que existe pensamento (pensamento de criança).Vygotsky chama de pensamento sincrético.
• Quanto mais rica for a experiência pessoal da criança, mais material sua imaginação terá a sua disposição para construção de conhecimento. 
• Quanto mais rica for a experiência pessoal da criança, mais material sua imaginação terá a sua disposição para construção de conhecimento. 

2-Planejar boas situações para conversa.• Se utilizar texto, história, imagem, música e etc como elemento desencadear precisa conhecer bem o material para saber mediar às falas durante a conversa.
• Pensar em possibilidade de conversa que o material oferece.
• Garantir espaço e tempo adequado para o momento planejado para conversa.
• Respeitar o tempo de “concentração” das crianças. A faixa etária deve ser levada em consideração. Os pequeninos se dispersam com maior facilidade.
• Pensar em possibilidade de conversa que o material oferece. • Garantir espaço e tempo adequado para o momento planejado para conversa. • Respeitar o tempo de “concentração” das crianças. A faixa etária deve ser levada em consideração. Os pequeninos se dispersam com maior facilidade.

3-Valorizar as conversas espontâneas das crianças. • Ouvir o que as crianças pensam livremente em especial enquanto brincam e fazem as refeições.

4-Observar e registrar (quando necessário transcrever as conversas das crianças) para:• Compreender como as crianças pensam. • Saber o que elas: gostam, sonham, suas dificuldades, desejos, valores e etc. • Para planejar novas situações. 

5-Ser o mediador e não o doutrinador durante a conversa.• Não impor seus valores como corretos. • Participar como sendo mais um membro do grupo. • Não concluir no lugar da criança. • Respeitar a possibilidade e a necessidade de cada um concluir por si e para si.A construção de ideias é coletiva, mas conclusão é individual.As crianças são curiosas por natureza e muito mais que a capacidade de responder o educador precisa estimular e valorizar a capacidade de perguntar.

6-As crianças são capazes de conversar sobre os mais diversos assuntos e com a ajuda do adulto, novas ideias vão brotando.

Olá Pessoal ! Escolhi compartilhar este assunto com vocês pois é de grande importância para a condução da prática da linguagem da criança em desenvolvimento . Utilizei o mesmo na condução da reunião pedagógica em minha instituição . Foi de extrema importância para o grupo conduzindo melhor a prática em sala . 

Até a próxima !!!
Ingrid Silva 

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