segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CEINF Nova Lima: Reunião de pais.

olá pessoal....
 
Dia do Pais chegando, muitas escolas estão fazendo reunião de pais, café da manhã, chá da tarde e/ou gincanas, para homenagear os pais. Como qualquer outra escola,  no Centro de Educação Infantil do Nova Lima não é diferente, hoje tivemos uma reunião com os pais, estes parceiros tão importante para nós (professores) no processo de aprendizagem dos nossos pequenos.
 
Além da homenagens, entrega de lembrancinhas, aproveitamos para entregar as atividades e o relatório individual do desenvolvimento do aluno no primeiro semestre, apresentar os novos projetos que serão realizados neste 2º semestre, mas o principal  estabelecer um canal de comunicação com os pais e mostrar os aspectos pedagógicos existentes no Centro de Educação Infantil (CEINF).
 
Atualmente a parceria entre família e escola é necessária e fundamental para o desenvolvimento da criança e, como tal, tem merecido atenção em documentos legais atuais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e o Plano Nacional de Educação (2001).
 
convidamos para  roda de conversa Carraro (2006, p31) " a qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais da parceria entre escola e família. Portanto, será necessário abrirmos canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente, eis algumas ações em que as únicas beneficiadas são as nossas crianças pequenas".
De acordo RCNEI (1998 p.76) as crianças tem direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. o Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. cabe, portanto às instituição estabelecerem um dialogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiros e interlocutoras no processo educativo infantil.
 
Segundo Rossetti-Ferreira (2005, p.86), a creche não substitui a educação da família. Ela complementa. assim nem tudo fica sob responsabilidade das instituições de educação Infantil. por isso, fica clara a importância de um bom relacionamento entre a família e essas instituições.
 
Portanto, é necessário compreendemos que não podemos ignorar a família como se essa não pudesse contribuir com o desenvolvimento da criança. mas temos que estabelecer canais de dialogo e reconhecer que os pais têm muito para contribuir neste processo de aprendizagem.
 
compreendemos que esta parceria é necessária, por esse motivo, o CEINF do Nova Lima abre as portas para receber as famílias, estabelecer este canal de comunicação, estamos tentando dá voz as famílias para que elas possam se expressar e trocar informações sobre as crianças, visando o bem estar e o desenvolvimento do nossos pequenos
 
aproveitamos para agradecer aos nossos parceiros (os pais e/ou responsáveis) , que nesta quinta-feira (08/08) estevem presentes para participar da reunião, acompanhar o desenvolvimento do seus filhos e serem homenageados por eles.
 
Deixamos algumas fotos que marcam este momento.







entrega de pasta de trabalhos, relatório e cartões.


cartões produzidos pela própria criança para homenagear os pais.
o sr. Claudinei com o seu filho Carlos Eduardo participando do projeto sacola viajante, contado a historia: Soldadinho de Chumbo, para as crianças e os pais na reunião. aproveito para agradecer ao sr. Claudinei pela participação e pelo apoio. foi fantástica apresentação, tenho certeza que para o Carlos este momento será marcante.


 Aproveito para agradecer aos pais e responsáveis que estiveram na reunião, com os quais posso contar, são meus parceiros neste processo de aprendizagem dos nossos pequenos. á vocês o meu muito obrigado. que nossa parceria permaneça e de bons frutos.
 
REFERÊNCIA.
 
CARRARO, Renata. A Necessária parceria entre a escola e a família. Revista Criança do professor de Educação Infantil; nº 42, Dezembro- 2006, p 31-34.
 
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

 
Professora: Simone Louveira

 
 


Nenhum comentário: