domingo, 30 de junho de 2013

Projeto Sacola Viajante.

Direção: Arlene Farina
Coordenadora: Susan Vanessa.
Profª: Simone e Wanderléia.

 I- APRESENTAÇÃO.

O projeto "Sacola Viajante" será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Jasmim Ibrahim Bacha, localizado na cidade de ´Campo Grande - MS.
 
com inicio previsto para a segunda quinzena de agosto de 2012, o referido projeto terá como público alvo as crianças de 4 e 5 anos de idade, matriculadas nesta instituição de Educação Infantil.

 
II- JUSTIFICATIVA.

Este projeto enfoca a importância de ouvir historias e do contato da criança desde cedo com o livro.
 
Quando a criança ouve ou lê uma história é capaz de viajar por um mundo encantado, adquiri a capacidade de comentar, passa a interagir com as histórias, acrescentam detalhes, personagens ou lembra fatos que passaram despercebidos pelo professor.
 
Sabemos que a literatura infantil contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.
 
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de matérias de textos (livros, revistas, jornais, etc), pelas crianças, vai conhecendo de forma gradativa as característica formais da linguagem. isso é visível quando uma criança folheia um livro, imite sons e faz gestos como se estivessem lendo.
 
Portanto , acreditamos que devemos propiciar aos nossos pequenos o contato com a literatura infantil, através deste projeto, contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o habito da leitura, tornando um ato prazeroso para as  nossas crianças.
 
III- OBJETIVOS.
 
Objetivou Geral: Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo. tornando a leitura um ato prazeroso.
 
Objetivos especifico:
 
  • Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.
  • Resgate dos livros clássicos infantis.
  • Possibilitar a vivencia de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
  • Estabelecer  parceria com as famílias.
 
IV- DESENVOLVIMENTO:
 
O projeto será norteado pela literatura infantil que serão previamente selecionados pela professoras com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos e qualidade.
 
 
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
  • Confeccionar uma sacola viajante.
  • A cada final de semana, uma criança é sorteada para levar para casa com o livro, um caderno de desenho, uma caixa de giz, caixa de lápis de cor, canetinha, lápis de escrever, borracha, apontador e tinta guache.
  • A criança sorteada escolherá o livro.
  • os pais da criança sorteada deverão ler a história e na segunda-feira enviar a sacola e participar da aula.
  • Após a leitura desse livro, a criança deverá fazer um registro no caderno através de desenhos, colagens, dobradura, foto e tudo o que a imaginação mandar. lembrando-se de colocar o nome e a data.
  •  Na segunda folha é para os pais e /ou responsáveis responder: como foi a experiências de ter esta sacola no final de semana em casa, seja através de um pequeno relato, foto, colagem , dobradura e tudo o que a imaginação mandar, lembrando-se de colocar nome e data
  • No dia estipulado à criança deverá trazer de volta para a escola a sacola e convidar um dos responsáveis para ajuda-las a contar a historia para os demais colegas.
OBS. Todos os registro serão colocados na exposição no final do projeto para que todos os pais do CEINF possam ver.
 
V- AVALIAÇÃO.
 
A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada leitura comporta. observação do comportamento do grupo na roda de leitura.
 
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.
 
VI - CULMINÂNCIA
 
 
O encerramento do projeto está previsto para à ultima quinzena do mês de novembro do corrente ano.
 
Na oportunidade, serão expostos os trabalhos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros feitos pelas e seus familiares, através da organização de uma exposição de arte.
 
 
Agora postaremos algumas fotos de registros realizadas pelas  as crianças no ano passado.
foi um projeto que amei, deu bons frutos.
 
registro da minha pequena Elisa e de sua mamãe Priscila.


 
 

registro da Kamilly e seus pais Odair e Neuza.


 

                                                      Registro do Aluno Nicolas e seus pais.

 
Registro do Aluno João Victor e sua mãe Paola.


 
Registro  da Sabrina com sua mãe Tatiana




Registro do Aluno Isaque com sua mãe Celina.
 
 
 
 
Aos meus querido alunos do pré 1B do ano de 2012, sinto saudades. aos pais que participaram do projeto e que foram meus parceiros, o meu muito obrigado. pude contar com parceria e confiança deste pais.
 
 
PROFª Simone Louveira.
 

Nenhum comentário: