quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Projeto Politico Pedagógico (PPP) define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

Ao pararmos para pensar em educação devemos pensar em qualidade de ensino e de serviço que será prestado a sociedade. Portanto a construção do projeto politico pedagógico é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade, considerando-se que deve envolver toda a sua comunidade ( interna e externa).

Todas as instituições de educação têm objetivos, metas a serem alcançadas e, sonhos a realizar. os meios que estas instituições usam para concretizá-las, é o que dá forma, vida ao chamado Projeto Politico Pedagógico, o famoso PPP.

Segundo a revista Nova Escola, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
  • É projeto porque reúne proposta de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É politico por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Entende-se que o projeto politico pedagógico faz parte de uma construção coletiva e que busca consolidar os ideais de uma escola democrática e inclusiva.
Portanto, a participação de todos é extremamente importante, priorizando assim: a construção de uma gestão democrática integrada às necessidade e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente  de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.
De acordo com Demo (1998) sobre a importância do PPP
Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência (p. 248).
Para tanto o PPP precisa ser completo o suficiente para não deixar duvidas sobre essa rota e flexível o bastante para  se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
  • missão;
  • clientela;
  • dados sobre aprendizagem;
  • relação com as famílias;
  • recursos;
  • diretrizes pedagógicas;
  • plano de ação.
ressaltamos que todos participando, refletindo, agindo, desenvolvendo e aproveitando potencialidades podem colaborar com soluções coerentes para dificuldades encontradas, tornando possível efetivar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.



para finalizar, é relevante dizer que o PPP reflete a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar. a construção leva um logo tempo para ser "finalizada" e que os resultados não aparecerão de um dia para o outro, é necessário que todos envolvidos entendam o que é, para que serve, quando e como deve ser  utilizado, caso contrário, não terá efeito.

atualmente  o CEINF Jasmim Ibrahim Bacha, estar caminhando na construção do seu PPP. me sinto orgulhosa de fazer parte desta caminhada.



a equipe estudando as legislação educacional: professores, funcionários e pais de alunos. todos buscando, acreditando e sonhando com uma educação melhor.







apesar da falta de um local apropriado, mesas e cadeiras  estávamos prestando atenção na socialização de conhecimentos, para fundamentamos o nosso PPP.
socialização de conhecimento.

Estamos na caminhada para a formulação do nosso PPP. Espero que as demais instituições faça o mesmo. Me sinto orgulhosa por fazer parte desta equipe  o CEINF Jasmim Ibrahim Bacha conta com uma equipe fantástica que busca melhora a cada dia. as minhas queridas colegas só tenho a parabenizar, estamos na busca de uma educação de qualidade.

Professora: Simone

REFERÊNCIA.


Nenhum comentário: