quinta-feira, 16 de maio de 2013

BRINCANDO COM CDs NO BERÇÁRIO

Gente, como é interessante ver os bebês se divertirem brincando com materiais recicláveis, como latinhas, tampas, garrafas... e também cds velhos.

Levei para a sala uma pilha de cds antigos e deixei no centro da roda. Imediatamente os bebês se aproximaram e foram pegando os cds, com olhares curiosos e atentos.





A partir deste instante notei uma infinidade de aprendizagens sendo reveladas em seus gestos, olhares e expressões.


A Maria se divertiu, sorrindo ao perceber sua imagem refletida no cd. Já o Octávio preferiu empilhar todos e depois derrubá-lo com as mãos. A Isabela colocou 3 cds no dedo e chorou ao tentar tirá-los.

Quando passei a rodar os cds pelo chão (como se brinca de pião) ai sim os olhares de euforia eram nítidos.

O Maiky pegou alguns cds e ficou observando, passando a mão, levando à boca... mas logo em seguida a Karol apareceu e tirou um dos cds de sua mão. Ele quis chorar, olhando para mim como quem diz: "ela pegou meu cd!". Fiquei observando a reação do mesmo. Mas ele nem precisou chorar, pois logo a Karol entregou o cd a ele e pegou outro, resolvendo a situação.


Peguei um cd e coloquei nos olhos, observando os bebês pelo buraquinho do centro. Eu chamava por eles e ao perceberem a nova brincadeira, começaram a me imitar também. A Isabella observou de seu canto, mas não se aproximou. Primeiro ela ficou manuseando o material, observando o formato. Depois quis colocar o cd entre os vãos do dedo do pé. Ficou fazendo isso por um longo tempo, era um desafio para ela.

O Nicolas estava tão a vontade que deitou de bruço no chão para poder brincar. Observava as cores e ficou encantado com um cd cor de rosa que encontrou entre os outros.







Quando percebi que os bebês estavam cansando de brincar, amarrei alguns cds em um barbante e fiz um varal bem no meio da sala.




Novamente os bebês foram atraídos pela brincadeira e passaram a mexer nos cds, tentando tirá-los do varal. Também teve aqueles que resolveram engatinhar embaixo do barbante, passando de um lado para o outro.






Enfim, foram muitas as descobertas proporcionadas pela brincadeira com cds. É uma dica legal para trabalhar, explorar a imagem do bebê sendo refletida no verso do cd, entre outras possibilidades.

Abraços e até a próxima postagem.
****************************Professora Mara ***************************************

2 comentários:

Lucineia Mendes disse...

Nossa! Gostei muito

Anônimo disse...

Maravilhoso! Gostei bastante da maneira como fez os registros.