domingo, 14 de abril de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS

               Olá pessoal estamos postando algumas sugestões de atividades de artes para a educação infantil. Esperamos que vocês gostem.
                 É importante ressaltar que através do desenho a criança representa sua visão dos objetos, a escrita é a utilização de signos construídos socialmente, o desenho , é composto de símbolos, individuais, personalizados, dos objetos representados. Mesmo que inconsciente a criança expressa através do seu desenho aspectos afetivos, motores e cognitivos, faz refletir no desenho seus gostos, preferências, ou denuncia o que o incomoda ou agrada. A instituição educacional deve proporcionar a criança atividades que favoreçam a fala, a expressão dos sentimentos e idéias.
           Para isso é necessário que a criança receba condições que favoreçam seu crescimento educacional, o professor deve estar atento as fases de desenvolvimento, deixar ao alcance do aluno materiais diversos- lápis, tinta, giz, carvão- e diversos suportes – parede, areia, chão, papel. Para que a mesma possa ter variedade de materiais para criar e se desenvolverem.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: 

  • Pintura impressa: 
Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida. 


  • Pintura com giz derretido: 
Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.

Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças. 


  •  Pintura escorrida: 
Como fazer: Utilize uma seringa para espirrar tinta sobre a folha. Você verá que obterá diferentes resultados se apertar a seringa com rapidez ou devagar. 
  • Pintura espirrada 
Como fazer: Molhe uma bolinha de tênis na tinta e jogue em um papel grande posicionado no chão. 
  • Técnica do assopro 
Como fazer: Pingue pequenas porções de tinta sobre a folha de papel e sopre através de um canudo. Quanto mais você soprar mais espalhada ficará a tinta e mais legal ficará a sua pintura. 
  • Pintura com cola e anilina 
Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal. 
  • Pintura com bolinha de gude. 
Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte. 
  • Pintura com papel crepom 
Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca. 
Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado. 
  • Pintura no papel amassado 
Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima com giz de cera. 
  • Pintura com galhinho de árvore 
Como fazer:Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel. 
  • Pintura com fita crepe 
Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel. 
  • Pintura com palito de picolé 
Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé. 
  •  Pintura com cotonete 
Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se. 
  •  Pintura com garfo 
Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará. 
  • Pintura no laminado amassado 
Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima.
Dica: Você pode utilizar o papel laminado pintado com cola de glitter para fazer um tesouro. 


  • Pintura no jornal. 
Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache 

  • Barbante com tinta. 
Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.

----------------------------------- Professora: Simone -----------------------------------

6 comentários:

Anônimo disse...

Valeu! Estava procurando alguma novidade em artes. E adorei suas ideias.

Anônimo disse...

Amei todas as sugestões, foi de grande ajuda, estava procurando atividades que pudesse trabalhar também com crianças especiais. Obrigada!!! Abração.

Anônimo disse...

MUITA BESTEIRA!!!!!!!!!

ilsa disse...

Amei tudo, parabéns!

Unknown disse...

Dicas maravilhosas .
Amei !

Unknown disse...

Amei obrigada pelas dicas