domingo, 14 de abril de 2013

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Selecionar diferentes gêneros textuais é um dos caminhos para o trabalho com a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil pois, conforme Ivanise Meyer "[...] Ao proporcionar situações onde as crianças conheçam a diversidade dos textos escritos, estou criando condições para que pensem sobre a língua." (2008, p. 62).

Desta forma, resolvemos compartilhar aqui algumas sugestões de gêneros textuais encontradas na net, os quais servem para pensarmos o trabalho a ser desenvolvido no âmbito da Educação Infantil. Desta forma, podemos trabalhar com poesias, trava-língua, adivinhas, parlendas, quadrinhas, receitas, letras de músicas, histórias em quadrinho, provérbios entre tantos outros gêneros que devem fazer parte do contexto das crianças desde pequenas.
  • HISTÓRIAS MUDAS: oportuniza o trabalho com a linguagem oral, à medida que convidamos as crianças a criarem a história, através da análise das imagens. Uma dica legal para início do trabalho com produção de texto é ampliar a imagem e convidar o grupo a fazer uma história coletiva. O professor pode começar indagando quem são os personagens, quais os nomes deles, onde estão, o que fazem, etc.




  • POEMAS E POESIAS: a beleza e a forma poética deste gênero textual encanta a qualquer criança. Por isso é fundamental que desde cedo os pequenos tenham contato com poetas como Manoel de Barros, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, entre tantos outros renomados escritores de nossa literatura.
 
  •  QUADRINHAS E PARLENDAS: esses gêneros textuais são os mais usados nas instituições de Educação Infantil e encantam as crianças por serem curtos e fáceis de aprender. Muitas parlendas são cantadas e fazem parte das brincadeiras das crianças. Possuem vocabulário riquíssimo e divertem tanto quem ouve quanto quem fala.







 































  • HISTÓRIAS EM QUADRINHO: São divertidas e permitem que os pequenos visualizem a sequência expressa em cada quadrinho. Algumas sequências não têm fala, o que requer um olhar obsevador por parte das crianças, para tentar interpretar a história.




  •  RECEITAS: muito melhor do que realizar uma receita em sala de aula, é deixá-la fixada na parede para apreciação do grupo. A forma como a receita é escrita permite aos pequenos conhecer este gênero textual e saber diferencia-lo de outros.
 

  • TRAVA-LÍNGUA: são textos difíceis de serem ditos, principalmente se forem falados rapidamente. Mas o grau de dificildade prende a atenção das crianças que divertem-se com os erros de pronúncia.



  •  ADIVINHAS: São proposições ou perguntas que devem ser explicadas ou contestadas:


  •  PROVÉRBIOS E DITO POPULAR: São textos que estão na boca do povo, geralmente são passados de geração em geração. Muitos deles as crianças já trazem de casa. 
Ivanise Meyer, no livro Brincar e Viver: projetos em Educação Infantil, apresenta a classificação usada por Curto (2000), em Escrever e Ler, dos tipos de textos para a percepção do que seja a diversidade textual:

  • TEXTOS ENUMERATIVOS:
Objetivos: manipular dados, recordar, registrar, localizar, conceitos e/ou informações pontuais.
Exemplos: listas, quadros, tabelas, rótulos, agendas, horários, índices, cartazes, murais, dicionários e guias.

  • TEXTOS INFORMATIVOS:
Objetivos: informar e nos informar sobre temas gerais, acontecimentos e fatos.
Exemplos: notícias em jornais, anúncios, correspondência, diários, revistas.

  • TEXTOS LITERÁRIOS:
Objetivos: ter prazer, expressar sentimentos, ideias e emoções, desenvolver a sensibilidade artística.
Exemplos:  literatura popular (trava-línguas, adivinhações, parlendas, etc.), contos, narrativas, romances, teatro, poesia, histórias em quadrinhos e canções.

  • TEXTOS EXPOSITIVOS:
Objetivos: estudar, aprender, ensinar, demonstrar, comunicar conhecimentos, discutir ideias.
Exemplos: livros-texto, registros de observações (tempo, plantas, etc.), revistas, monografias, biografias, relatórios e definições.

  • TEXTOS PRESCRITIVOS:
Objetivos: ensinar e aprender a fazer coisas, comunicar instruções, regular o comportamento.
Exemplos: receitas, regras, regulamentos, atas, instruções de jogos, instruções de uso em geral, instruções de trabalhos manuais.

Enfim, essas são algumas sugestões, espero que possa auxiliar no trabalho com a Linguagem Oral e Escrita.
Até a próxima postagem.

************************* Professora Mara ****************************

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