quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO NA CRECHE

Como tornar o período de adaptação mais tranquilo para pais e crianças na Educação Infantil?

Por Maria Mara Miranda Rodrigues

 


O começo do ano letivo na Educação Infantil é sempre muito difícil para crianças e pais. Um novo ambiente, novos professores, nova rotina... tudo isso deixa a criança insegura e os pais apreensivos. Visando amenizar os possíveis sofrimentos causados durante esta etapa, várias instituições se esforçam em busca de  alternativas que melhor se encaixem às necessidades das famílias que atendem diariamente. Criar projetos que visem acolher pais e crianças na instituição é um passo grande, rumo à boa adaptação. 

Mas qual a diferença entre acolher e adaptar? Como isso pode acontecer dentro das instituições que atendem à primeira infância? Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, discute  sobre esta questão e aponta a necessidade das instituições realizarem projetos que estejam voltados para garantir uma adaptação de qualidade para famílias e crianças, pois para ela: 
  “A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.”
 Desta forma, percebe-se uma diferença significativa dos termos adaptar e acolher, pois uma boa adaptação depende, e muito, da forma como a família é acolhida dentro da instituição. Por isso a necessidade da equipe pedagógica estar atenta a esse período, estudando estratégias que contribuam para um processo saudável de adaptação. Será que estamos proporcionando um ambiente acolhedor à essas famílias? deixamos os pais e crianças à vontade para esclarecerem suas dúvidas? ou ao contrário, os inibimos nos colocando como superiores ou donos da verdade? será que estamos entrando por inteiro nessa relação, ou ficamos em cima do muro, pensando apenas em nosso bem estar? 

É importante acompanhar esse período de adaptação de perto. Promover conversas com as famílias, levá-las para conhecer as dependências da instituição, a sala onde a criança ficará, ou até mesmo deixar os pais acompanharem um pouco da rotina da creche, seria uma das maneiras de promover um processo de acolhimento. 

Por que não separar um momento para tomar um cafezinho ou um chá com os pais, e aproveitar para fazer uma entrevista sobre os  gostos da criança, seus costumes, as comidas preferidas, as maneira como gosta de dormir? Quem sabe ela não esteja sentindo falta daquele ursinho ou mantinha que adora abraçar? Passar esta segurança aos pais, mostrando que nos importamos com seus filhos e procurando juntos alternativas para garantir aos pequenos um período de adaptação seguro e acolhedor é, com certeza, um ponto positivo e que deve ser almejado pelas instituições de Educação Infantil, uma vez que “A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”(ORTIZ, pag. 3).

Sabe aquela expressão comum de que "a primeira impressão é a que fica"? Então, qual é a primeira impressão que estamos passando de nossa instituição? Estamos sendo receptivos, simpáticos, seguros do que estamos fazendo e comprometidos? Ou pegamos as crianças com rapidez, falamos o básico aos pais e só lembramos do horário que devem vir buscar seus filhos? Esses são alguns pontos de reflexão que devem ser repensados diariamente, independente de ser o início do ano letivo ou o final dele.

Garantir um ambiente aconchegante e agradável deve ser o foco de nossas preocupações durante todos os dias do ano e não apenas no período de adaptação. Acolher quando a criança fica muito tempo sem aparecer na instituição, acolher quando estava doente, acolher quando os pais aparecem para dizer um "oi", acolher no momento da saída, da entrada, do almoço, da janta... acolher pais, crianças, funcionários.... isso é algo que deve ser cultivado cotidianamente em nossas instituições de Educação Infantil.

REFERÊNCIA:
ORTIZ, Cisele. disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/acolhida-cisele-ortiz.pdf>, acesso em 18 fev. 2013.


Observação: para utilizar este artigo, favor colocar a devida referência: 
RODRIGUES, Maria Mara Miranda.  Como tornar o período de adaptação mais tranquilo para pais e crianças na Educação Infantil. Disponível em: <http://compartilhandosaberesdapos.blogspot.com.br/search/label/ARTIGO> acesso em (colocar data de acesso).

Nenhum comentário: