domingo, 18 de março de 2012

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS

Resenha elaborada por Shirley Nunes Ferreira pós-graduanda do curso de Educação Infantil e suas Linguagens do Instituto de Ensino Superior Funlec.

Educação Infantil e registro de práticas/ Amanda Cristina Teagno Lopes.São Paulo:Cortez, 2009 (Coleção Docência em Formação.Série educação infantil).

O livro nos mostra a importância do registro na ação docente, e como pode contribuir para os educadores no seu processo de formação contínua, ampliando e desenvolvendo seu trabalho de forma construtiva e reflexiva, aprendendo a valorizar suas experiências e práticas do dia a dia.

Para isso, a autora Amanda Teagno, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, dividiu sua obra em quatro capítulos, apresentando um profundo conhecimento sobre o tema “registro”, com suas considerações finais.

Teagno aborda o conceito de registro e a sua importância na ação docente, destacando alguns autores que opinaram sobre o tema, autores estes que, enfatizam a fundamental importância do registro na prática educativa.

Para a autora o registro é muito mais que uma reflexão, ele possibilita a construção da memória e história. Portanto, registrar as experiências e práticas escolares é produzir memória e contribuir para a construção de uma história. 

Por isso é importante que os professores e professoras reservem, em seus planejamentos, um espaço para registrar as reações das crianças ao que foi proposto, os pontos positivos e negativos percebidos no desenvolvimento das atividades e o que pode e deve ser modificado numa próxima vez.  (MICARELLO, 2010)

Com esses conceitos, a autora nos faz refletir sobre a nossa prática docente e o nosso verdadeiro papel de transformação na sociedade. Talvez seja a hora de observar e realizar um trabalho mais específico e organizado, tentando compreender as atitudes tanto do aluno como do professor. E a partir daí, melhorar e aperfeiçoar o seu trabalho pedagógico, através de recursos e métodos que qualifiquem o ensino e o profissional da educação.

Conforme Gomes (2004) "as práticas dos professores não se relacionam com o que eles sabem, com suas competências profissionais, mas com o que eles são, com o valor e o sentido que conferem à sua prática, com sua auto-consciência profissional".(p.9).

As autoras Barbosa e Horn falam sobre o trabalho com observação, registro e planejamento que ocorre no Brasil, reportando a ideia de que democratizando da informação, exerce-se um importante papel na distribuição do poder, e ainda faz com que circule melhor os conhecimentos entre os grupos de crianças e com cada criança, fazendo com que as famílias participem e acompanhem os trabalhos realizados pelas crianças. 

Isso nos estimula a realizar realmente um trabalho voltado ao individual de cada criança, respeitando as criações e dificuldades de cada um, suas particularidades e expondo da melhor forma possível, para que não só a escola, mas toda a comunidade escolar possa valorizar esse desenvolvimento. 

De acordo com Malaguzzi (citado em Moss, 2003):
Documentar sistematicamente os processos e os resultados dos trabalhos com as crianças serve para três funções:
• Oferecer às crianças uma memória do que disseram e fizeram que sirva como ponto de partida para os próximos passos;
• Oferecer aos educadores uma ferramenta para compreensão, pesquisa e renovações contínuas;
• Oferecer á comunidade algumas informações detalhadas sobre o que ocorre nas escolas, como um meio de tornar a escola realmente pública.
Baseado na leitura da obra, assim como afirma Teagno, concordamos que devemos refletir sobre os conceitos de um registro, sua história e seus diferentes tipos, aprendendo a utilizá-lo da melhor forma, retratando suas experiências em sala de aula, desenvolvendo e valorizando seu fazer pedagógico.

Essa afirmação se conclui com as palavras de Donatella Giovanini, sobre essa nova atitude pedagógica:
Educar uma criança (...) exige algo a mais do adulto (...) uma certa generosidade de atitude e uma disposição para devolver à criança – e aos pais – os acontecimentos os pensamentos, os sentimentos e as ideias que fazem o cotidiano e a história da creche. Exige uma capacidade de recontar, de colocar os acontecimentos e as pequenas histórias pessoais no contexto de uma história mais ampla. De modo que um momento de sua infância possa ser entregue a cada criança, além disso, a construção da documentação sobre a criança é uma maneira de lhe dar uma atenção especial e de valorizar e identificar diferenças e estilos individuais. Permite que cada professor torne a experiência de cada criança única e especial. (apud Barbosa e Horn, 2008).
Sendo assim, a obra da autora Amanda Cristina Teagno Lopes, vem acrescentar um grande conhecimento, não somente a nós professores, mas a todos os estudantes de pedagogia, pois são conhecimentos fundamentais para uma boa docência, para um professor que se preocupa com seu trabalho e com seus alunos, que busca observar e registrar a especificidade de cada um. E mais que isso, um professor que deseja contribuir de forma significativa na formação das suas crianças, para que seja uma formação inovadora, construtiva preparada para a sociedade atual. 

REFERÊNCIAS:
MICARELLO. Avaliação e transições na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro 2010.
GOMES, M.de O. As identidades de educadoras de crianças pequenas: um caminho dp “eu”ao “nós”.In:27. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Grupo de trabalho Educação de Crianças de 0a 6 anos, 2004. Caxambu.Anais eletrônicos...rio de Janeiro: ANPED,2004.
Malaguzzi (citado em Moss,2003 apud Barbosa e Horn)
DONATELLA, Giovanini. In Barbosa,Maria Carmem Silveira;Horn, Maria da Graça Souza.As marcas deixadas no caminho In: Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed 2008,p.93-101.

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