sábado, 17 de março de 2012

Resenha do livro Educação Infantil e registro de práticas

DÓRIS DE SOUZA QUINTELA LIMA


RESENHA CRÍTICA

Atividade a distância apresentada como exigência para o curso de Pós Graduação em educação infantil e suas linguagens, sob a orientação do CEFOR.





SEMED
Campo Grande MS
2012

Educação infantil e registro de práticas/Amanda Cristina Teagno Lopes _São Paulo:Cortez,2009._(Coleção docência em formação.Série educação infantil)



A referida obra mostra como a prática do registro pode contribuir no processo de formação contínua e em serviço de educadores, clarificando a importância da narrativa como meio de construção de memória, identidade, autoria e produção de conhecimento. Revela como os professores podem produzir saberes,considerando a experiência e reflexão da prática pedagógica como instrumentos do desenvolvimento profissional do educador.

O livro possui a sua estrutura dividida em quatro capítulos,sendo que no primeiro a autora apresenta o conceito sobre “o registro”,apresentando definições de alguns autores sobre o tema,e como o professor e aluno realizam o registro.No segundo,escreve sobre o registro e a memória,apresentando a história do registro da memória ao longo da história da Educação.Já no terceiro,trás os tipos de registros realizados na prática docente.E finalizando, no quarto capítulo,com as suas considerações finais, tecendo sua narrativa sobre os limites e as possibilidades que envolvem a prática do registro,como essa prática se transforma em um instrumento formativo, e encerrando apresenta uma análise crítica da proposta sobre o Registro e formação de professores.

No seu conteúdo a autora trás, como resultado de sua dissertação em mestrado, sua contribuição ao falar sobre educadores, educação infantil e sobre registro de práticas. Argumenta que nessa tessitura encontram-se elementos distintos e complementares, como a formação de professores, desenvolvimento profissional, memória e autoria. Atribui a publicação do seu trabalho de pesquisa como esforço em contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e por consequência da melhoria da educação.Busca mostrar a sociedade e as políticas públicas o valor da educação,dos professores ,de suas práticas.

Lopes (2009),pauta sua hipótese no fato de que o registro docente apresenta-se como instrumento que leva o professor a reflexão e a formação de uma postura investigativa,que contribui para o processo de sua formação.Ela relata que o registro não é importante somente “para a reflexão,para o planejamento,para avaliação,mas também para a produção de memória,para a construção do conhecimento,para promoção de autoria.”

Para a autora o registro não pode ser compreendido apenas pelo seu caráter técnico, mas, e principalmente pelo seu caráter político,pois, para ela o ato de registrar “é permeado de intenções”,sendo a principal que a educação seja prioridade nas políticas públicas.

Sem dúvidas que consideramos e concordamos com a autora sobre a importância do registro da prática docente,em todas suas especificidade . Toda ação educativa é marcada pela intencionalidade. O registro marca o delineamento dessa ação educativa e permite melhor organização da práxis docente.

O registro não pode em hipótese alguma ficar guardado apenas na memória é preciso ser registrado, pois para Warschauer (1993, p. 64): “escrever compromete muito mais do que falar ou pensar. Idéias faladas ou pensadas são fugazes. Já com a escrita é diferente. Podemos mudar de idéias, mas as anteriores estão registradas”.

Quando falamos, não há uma reflexão profunda sobre as idéias, mas quando escrevemos podemos aprofundar nossa reflexão buscando meios para entender as ações ocorridas. O professor, ao registrar, torna-se o autor do processo educativo e participante da história da criança, podendo assim, compartilhar e buscar o envolvimento dos pais, professores e de outros educadores.

Enceramos nossas considerações com uma citação de Jussara Hoffman:
“O registro é sobre tudo a imagem de um trabalho ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido” Hoffman (1996)

Recomendamos esta obra para acadêmicos de pedagogia, por ser bem elucidativa quanto ao ato do registro e todos os seus benefícios para o futuro docente.Embora o livro trate sobre o registro de práticas na educação infantil,indicamos também aos educadores que se encontram em exercício de suas funções, que trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental.

Dados sobre a autora, Amanda Cristina Teagno Lopes Marques. Possui Doutorado em Educação (2011), Mestrado (2005) e graduação em Pedagogia (2001) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bolonha, Itália (2008). Foi professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo e assessora do Departamento de Normas Técnicas e Orientação Educacional - SME Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, didática, formação de professores.

Resenha elaborada por Dóris De Souza Quintela Lima, pósgraduanda do curso Educação Infantil e Suas Linguagens no Instituto de Ensino Superior Funlec.

Referências
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Um olhar sensível e reflexível sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimentos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Informações sobre a autora:http://lattes.cnpq.br/3271813807797335

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