sábado, 3 de março de 2012

DICAS DE RESENHA

RESENHA

 
Você sabia que existe um trabalho acadêmico que age como um importante meio de estímulo à leitura, bem como uma forma de desenvolver a capacidade de síntese e crítica, pois é, trata-se da resenha. 

Mas você deve estar se perguntando: o que é resenha? 

Pois bem, trata-se da apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. De modo geral, quando ainda não tivemos acesso a uma obra, ao ler a apreciação de um leitor criterioso, podemos ter idéia do que contém e nos interessarmos ou desinteressarmos sobre o assunto.

A resenha pode ser bibliográfica ou crítica. Todavia, ambas devem seguir a estrutura de um resumo, não deve ser muito extensa. Estas são algumas das exigências para se elaborar uma resenha:

a) Conhecimento completo da obra;
b) Capacidade de juízo crítico;
c) Independência de juízo;
d) Fidelidade ao pensamento do autor;
e) Descrição bibliográfica;


A RESENHA CRÍTICA É O RESUMO E O COMENTÁRIO MAIS OU MENOS EXAUSTIVO DE UM LIVRO OU OUTRO CONTEÚDO.

 A seguir apresentamos os passos abaixo pra serem seguidos na elaboração:

a) Referência: é de suma importância, pois a referência indica o objeto da resenha e segue a seguinte ordem - autor; título da obra; elementos de imprensa (edição, local da edição, editora, data, número de páginas).

b) Conhecimento (resumo do conteúdo da obra): de que se trata? O que diz?

c) Compreensão ou entendimento: qual a característica principal do texto? Exposto o conteúdo, pode-se torná-lo mais acessível, expressando as principais idéias com termos próprios e ao alcance do leitor;

d) Análise: de quantas partes se compõe o texto ou conteúdo? Consiste em decompor o assunto em suas partes com o objetivo de melhor apreender e determinar os temas essenciais;

e) Síntese: quais são as idéias essenciais e a ordem em que foram colocadas? Consiste em descobrir o sentido da obra, determinando a tese defendida pelo autor;

f) Apreciação: as idéias do autor são expostas de forma superficial ou profunda? A conclusão do autor está fundamentada solidamente? Ele usa argumentos fracos? Qual a sua opinião pessoal sobre a leitura realizada (fundamente sua opinião com palavras do próprio texto)? Ou ainda, em face dos conhecimentos adquiridos ou da mensagem recebida, que pensar ou como agir? Que novas idéias a obra sugere. A quem é dirigida a obra? A obra é endereçada a que disciplina/curso?

Observe outras dicas na hora de estruturar sua resenha:
1- Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro, artigo ou capítulo do livro que você vai resenhar;

2 - Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3 - Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4 - Descreva o conteúdo: Aqui sim você deve resumir claramente o texto resenhado;

5 - Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. Dê asas ao seu senso crítico;

6 - Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião; agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Não esqueça que a resenha deve apresentar a síntese dos principais tópicos da obra bem como sua opinião.

Lembrete:
A resenha é um texto contínuo, não tem subtítulos. Podemos fazer breves citações.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Trabalhos acadêmicos. Seminário temático e atividades programadas. Educação brasileira I e II / Jacira Helena do Valle Pereira, Maria Alice Alves da Motta, Nilce Aparecida da Silva Freitas Fedatto. — Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2009.


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